quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Aposentadoria de um herói

Por Leandro Carneiro

O mundo do tênis perderá neste ano um de seus maiores praticantes do esporte. O brasileiro Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, anunciou que deixará as quadras ainda em 2008. A despedida acontecerá ou no Torneio de Roland Garros, aonde ganhou destaque no tênis internacional, ou nas Olimpíadas de Pequim, dependerá de uma eventual convocação para a competição.

Uma carreira repleta de conquistas e de muitas contusões. Guga tem um total de 23 títulos como profissional no tênis de simples. Porém, sem dúvidas foi na França, em Roland Garros, que Kuerten virou ídolo brasileiro. Venceu a competição em três oportunidades, 1997, 2000 e 2001 e se tornou o primeiro homem do Brasil a ganhar um Grand Slam.

Foi no ano de 2000 que Guga chegou ao auge de sua carreira, quando se tornou o primeiro do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Nesse mesmo ano, o brasileiro conquistou o maior torneio do tênis, a Masters Cup, em Lisboa.

Kuerten se tornou o latino-americano que ficou mais tempo na liderança da classificação, foram 44 semanas. Outro atleta da América Latina que liderou foi o chileno Marcelo Rios, porém não ficou nem um mês a frente.

Pelo Brasil, o tenista tem como marca a vitória contra a Áustria em 1996, que levou a Seleção Brasileira de Tênis para a elite do tênis mundial, na Copa Davis.

A partir de 2003 a carreira de Guga foi decaindo. O atleta passou por duas cirurgias no quadril que o afastaram das quadras. Desde então, Kuerten se machucou muitas vezes e nunca voltou a conquistar grandes torneios.

Com certeza, a carreira de Guga o torna como um grande ídolo do esporte brasileiro e principalmente o grande tenista da história do Brasil.

Como brasileiro agradeço Kuerten por diversas alegrias que ele deu para a nossa nação e espero que todas as suas conquistas inspirem novos jogadores a levar o Brasil de volta ao topo do mundo do tênis.

VALEU GUGA!!!

Fotos:

Guga1

Guga2

Guga3

2 comentários:

Anônimo disse...

Bela homenagem!
E parabéns pelo texto. Sua intimidade com as palavras é nitidamente perceptivel, além da escrita em constante evolução.

Beijo

TIAGO LEIFERT disse...

O Guga e nosso campeao,afinal torna-se idolo no esporte,jogando tenis[divinamente],em um pais que se denomina ´´o pais do futebol `` nao e pra qualquer um.Grande Guga.


[achei seu blog no orkut,e achei super bacana]

bjos