segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

2007: Ano de alegrias esportivas

Por Leandro Carneiro

Um ano de show no esporte. Show da torcida brasileira, visto no Pan-Americano ou no Maracanã e Morumbi no retorno do Brasil para casa nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Uma fantástica exibição das torcidas de futebol. Seja a de maior público do Campeonato Brasileiro, o Flamengo, como a do campeão São Paulo, sem esquecer do empenho da do Palmeiras, Fluminense e Vasco, mas principalmente a do Corinthians, que mesmo vendo seu time sendo rebaixado apoiou.

Gritos com o de: “Eu sempre te amarei, onde estiver estarei, ó meu Mengo. Tu és time de tradição, raça, amor e paixão, ó meu Mengo”, da nação Rubronegra emocionaram todos do país. Temos também a nação corintiana. “Aqui tem um bando de louco, louco por ti Corinthians, aqueles que acham que é pouco, eu vivo por ti Corinthians. Eu canto até fica rouco, eu canto para te empurrar”. Entre outros espetáculos das demais torcidas, que fizeram o Brasileirão 2007 ter a maior média de público da era dos pontos corridos.

Um ano vitorioso para o Brasil. A natação dando show e conquistando diversas medalhas, principalmente, nas braçadas de Thiago Pereira. Como também temos que lembrar da menina de 16 anos, Jade Barbosa que emocionou um país inteiro com sua superação na ginástica. No mesmo esporte, vimos Diego Hypólito. Também o judô do Brasil, Thiago Camilo que o diga com um Mundial e um Pan-Americano vencido só com ippon.

Mas também um ano Luso. Com a volta da tradicional Portuguesa para a elite do futebol brasileiro, junto com Coritiba, Vitória e o caçula Ipatinga. Parabéns a todos. Portugal também viu o garoto Cristiano Ronaldo dar espetáculos pelos campos do mundo e ser eleito melhor jogador do Campeonato Inglês e ganhar o prêmio de terceiro melhor do mundo.

O segundo? O menino Messi, mais novo que Ronaldo, porém não menos competente. O argentino fez seu país se orgulhar de sua habilidade e relembrar o eterno Maradona, quando marcou um gol driblando desde o meio campo. Não esquecemos do Boca Juniors, liderado por Riquelme, que conquistou a Copa Libertadores. Também o Arsenal de Sarandi que ficou com a taça da Copa Sul-Americana.

Na Europa, o campeão é italiano. Parabéns ao Milan, que liderado pelo melhor do mundo, deu show de competência e conquistou a Liga dos Campeões. Os espanhóis do Sevilla também podem ficar feliz pela conquista da Taça da Uefa.

Na Espanha, o título é Merengue com o Real Madrid. Na Itália, é da Internazionale. Na Inglaterra, o Manchester levou. Na Alemanha, o Stuttgart. São apenas alguns dos que sorriram neste ano gritando é campeão.

Assim como a Suíça viu novamente Roger Federer ser dono do mundo do tênis. Na Davis, a supremacia veio dos Estados Unidos que bateu na final a Rússia por 4 a 1 e ganhou sua vigésima Copa Davis.

Na Formula 1, a Finlândia comemorou uma vitória espetacular de Kimi Raikonen, que venceu o mundial na última corrida.

Esses são alguns fatos marcantes de 2007, onde o mundo do esporte sorriu e chorou de alegria a cada título. Onde espetáculos foram dados. Dribles como os de Ronaldinho, Robinho, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Messi. Com braçadas de Thiagos Pereiras, com saltos de Diegos Hypólitos, cortadas da Seleção Brasileira de Vôlei, comandada por Bernardinho, shows americanos no basquete. Cada país teve sua alegria em seu esporte, mas não temos como esconder o lado vitorioso verde amarelo.

Por outro lado, não podemos nos esquecer dos fatos trágicos. A morte do jogador Puerta, do Sevilla, do meia Cléber do Bahia. Time que viu, no último jogo da Série C do Campeonato Brasileiro, o estádio da Fonte Nova ceder e matar pessoas. Morte no automobilismo como a de Rafael Sperafico. Uma tristeza que fica para muitos, mas que deve ser encoberta pelas felicidades que o esporte deu para todos neste ano.

Aqui fica o desejo de um Feliz Natal para todos os leitores do blog e também para os companheiros. E peço que o ano de 2008 seja feito de alegrias ainda maiores para o mundo esportivo, assim como a vida de todos vocês.

Foto: Feliz Natal

Um comentário:

Anônimo disse...

Uhuuuuul!! Feliz Natal e Otimo Ano Novo meninos.

Nossa, quanta coisa aconteceu esse ano. Só faltou falar da Rebeca Gusmão e toda a suspeita de dopping.
No futebol, o melhor do mundo é brasileiro. Já era de se esperar. Eles crescem aqui e se consagram la fora. E que venham mais desses.
Boa lembrar do Bahia, que muita gente esquece por nao ser time grande.

Que 2008 tenha o dobro de alegrias e nenhuma tristeza.
Beijo Meninos
Texto otimo Leandro

=*