sábado, 22 de dezembro de 2007

Palmeiras: o 'novo' gigante

Por Danilo Lavieri Ribeiro

O Palmeiras parece querer voltar a figurar entre os melhores do país.

Nas últimas semanas, vimos grandes investimentos, dignos de um clube de nove títulos nacionais, uma libertadores e um mundial ( mesmo que seja com outro nome).

A verdade é que o Verdão sai na frente dos adversários, até mesmo do São Paulo, quando anuncia uma Arena com todas as adequações da Fifa. Sai na frente com tal acordo com a montadora italiana, de R$ 19 milhões que podem chegar aos 21.

Mais uma vez, abre uma dianteira quando contrata Vanderlei Luxemburgo que, apesar de toda sua história não tão gloriosa na última passagem pelo clube, é um grande treinador, talvez o melhor do Brasil.

O que ainda falta é contratar como time grande. A vinda do novo comandante, do patrocinador e essa gana por crescer podem atrair bons jogadores e devem devolver ao torcedor a alegria de ser palmeirense.

Orgulho é uma coisa que a nação alviverde não perdeu. Segue apoiando o time desde sempre, inclusive na trágica queda à Série B. O tradicional slogan ‘Eu Nunca Vou te Abandonar’, que agora está na moda, já foi adotado, não no falar, mas no agir pelos palmeirenses.

Time grande o Palmeiras nunca deixou de ser, sua história, sua tradição, seus títulos e, principalmente, sua torcida não permitem isso. Comparações com a Lusinha soam como brincadeira, e estão longe de vir à tona.

Falta esperar pra ver o que vai acontecer. Se todos os planos saírem do papel, o torcedor do Palmeiras deve gritar, ao menos uma vez, é campeão no próximo ano.

Um ótimo Natal e próspero ano novo a todos do Jornalismo Futebol Clube.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro estudante de jornalismo.

Sou amigo da Paula e pela curiosidade de ver como andava este blog dei uma passada para ver como anda.

Antes de mais nada, não abandonem este espaço aqui. Apesar de estarmos quase todos de férias, é sempre bom ter um espaço para escrever como esse.

Mas quero fazer uma ressalva no que diz respeito à esse texto.

Cuidado para não colocar a paixão de um torcedor nos seus textos, nem a carroça na frente dos bois.

Você iniciou a redação falando do avanço do clube, mas não se sabe se pela parceria, pelo treinador e nem porque você acha que isso ou aquilo é importante para o clube.

Depois você voltou sem explicação alguma à campanha na Série B e atribuiu à torcida alviverde o lema "nunca vou te abandonar", também sem explicação.

O leitor não sabe do que exatamente você está falando, o que soa como um discurso de torcedor emocionado.

O jornalista deve prezar sempre pela imparcialidade

Danilo Lavieri Ribeiro disse...

Grande colega. Muito obrigado por apreciar o blog e, principalmente, ler e criticar meu texto.

Creio que no trecho:

'Orgulho é uma coisa que a nação alviverde não perdeu. Segue apoiando o time desde sempre, inclusive na trágica queda à Série B. O tradicional slogan ‘Eu Nunca Vou te Abandonar’, que agora está na moda, já foi adotado, não no falar, mas no agir pelos palmeirenses.'

Deixei claro que o torcedor palmeirense apoia o clube faz um tempo, mas não teve a criatividade de criar músicas como essa.

Quanto ao treinador deixei claro que acho Luxemburgo o melhor do país. Sendo assim, um grande passo para um clube.

Na parceria creio que ficou subentendido que o investimento, se confirmado, o maior do país.

Na questão da Arena, seria a primeira de toda a América do Sul a respeitar todos os encargos da FIFA, entidade máxima do futebol.

Quanto a paixão eu realmente deslizei e deixei um poouco o meu lado palmeirense falar mais alto. Mas, nem por isso, deixei o leitor sem entender o porque de tanta exaltação.

Muito Obrigado pela leitura e pela construtiva crítica.

Continue sempre visitando o blog e comentando.