domingo, 17 de fevereiro de 2008

Qual é o papel da mídia esportiva?

Por Danilo Lavieri Ribeiro *

Caro leitor, e se eu te dissesse que o pai de Ayrton Senna está sendo acusado de manter 82 pessoas em condições de escravidão? Você acreditaria?

Pois é, sim, Milton da Silva, pai do grande herói da Fórmula 1 brasileira, está sob suspeita de, em um terreno de seis mil hectares, na Bahia, deixar 82 trabalhadores em condições sub-humanas.

Até aí, você pode ter tido uma grande novidade, e pensado. ‘Que furo! Um blog desses, muito menor que grandes sites de esportes, sendo o primeiro a dar uma notícia de tamanha importância’.

Não somos o primeiro site brasileiro a dar a notícia. Mas, talvez, o primeiro a dar devido destaque a tamanho problema. Apesar disso, a notícia é velha. Desde o último dia 13, o jornal italiano ‘Gazzetta dello Sport’ noticia essa atitude lamentável.

Mas por que será que ninguém falou nada? Será que nenhum veículo de grande porte, como Globo, não tem um profissional que veja sites internacionais em busca de uma notícia? Duvido. Será que grandes jornais esportivos, como Lance, não tem um jornalista responsável pela ronda em um dos mais importantes noticiários esportivos da Europa?

A resposta, na minha visão, é simples: manter a imagem de santo, de herói. Até que ponto é legítimo manter uma notícia de tal importância escondida do público só pra manter a imagem de um grande vencedor no esporte intacta? Não questionei, aqui, a qualidade de Senna. Sem dúvida, era competente no que fazia.

Mas será que é justo com o público, na maioria das vezes refém dos meios de comunicação, ser privado dessa notícia? Será que se divulgada, realmente queimaria a imagem do herói da nação?

É de se pensar. Acredito que a mídia sempre deve ser imparcial. É emocionante ver os narradores gritando e exaltando o talento do brasileiro, mas é deprimente a mídia esconder, abafar uma notícia tão importante de tal forma.

Duvida? Clique aqui.

*Agradecimentos a Gabriel Manetta Marquezin pela indicação de pauta e pela ajuda no italiano.

8 comentários:

FILIPE disse...

Destruiuuu

Mandou bem demais.

Depois dizem que esse país é livre !

¬¬

Leandro Carneiro disse...

Parabens mlk.....
mando bem demais
quem sabe um dia a midia brasileira tome vergonha na cara e noticie a realidade...
sinto-me ofendido por fazer parte desse meio de comunicação muitas vezes tão obscuro
porém espero ter liberdade e coragem para um dia fazer uma materia como a sua

Rafael Zito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Zito disse...

Salve a liberdade de imprensa!!!

Dificil de compreender como a mídia brasileira nao havia abordado esse assunto. Parabens pela abordagem e por tornar público essa questão.

Não podemos relacionar o Senna com o pai dele. Apesar do parentesco cada um responde pelos seus atos e senna deixou a vida como um exemplo tanto profissional como humano.

Vale ressaltar tb o trabalho do instituto aryton senna, comandado pela Viviane Senna, irmã do ex-piloto. Jornalismo se faz trabalhando com as verdades, mostrando os dois lados... o bom todos sabiam, vc prestou serviço jornalistico apresentando o outro lado... FELICITAÇÕES!!!

um abraço e lhe convido a visitar o BLOG do qual faço parte.

www.esportejornalismo.blogspot.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo furo. Muito bom saber que a nova geração de jornalistas esta disposta a se arriscar em pró da verdadeira informação.

E talvez a notícia não tenha sido divulgada pela "importância" e "poder" do acusado. A mídia é comprada e vendida... triste, mas é o que parece ser.

Achamos que somos livres enquanto somos enganados. Cabe a nós fazermos sempre o nosso trabalho para minimizar esses abusos.

Parabéns de novo Danilo

Anônimo disse...

Desculpe, não há furo algum, como o próprio autor do blog mesmo escreveu. Os sites Terra e iG que deram a notícia, baseado em informações de um site que acompanha o dia-a-dia dos órgãos de Brasília. Nesses sites deram a informação completa, com detalhes da denúncia. Sobre a mídia não dar destaque ao assunto, não tem relação com o fato de parte da fazenda pertencer ao pai do Senna, mas sim com o fato de que a mídia não cobre, de maneira geral, os problemas do campo no País. Há inúmeras fazendas com os mesmos problemas aqui. E o iG e o Terra não dão essas informações. Só deram a dessa fazenda na Bahia porque justamente é de propriedade do pai do Senna. Se não o fosse, passaria em brancas nuvens. A mídia brasileira não cobre as questões rurais no País de forma decente. Essa sim, é uma crítica válida. Abraços. Angélica.

Thiago Fagnani disse...

Realmente, uma história que deveria ser pesquisada pela grande mídia!!!

Belo texto, muito corajoso!!

Abraços

Thiago Fagnani
www.esportejornalismo.blogspot.com

Danilo Lavieri Ribeiro disse...

Obrigado, Angélica.

Como eu mesmo disse, não foi furo, mas foi uma novidade no ponto de vista abordado, justamente a sua crítica.

Concordo que a cobertura do jornalismo do campo não é das melhors, mas nunca espere ver uma cobertura deste tipo de notícia em blog esportivo.

Cada notícia tem vários pontos de vista para serem adotados. Eu escolhi o meu.

Obrigado pela atenção ao blog

Danilo