terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

SP 10 x 0 RJ

Por Danilo Lavieri Ribeiro

Não sou da mesma opinião de meu colega de blog. Na verdade, sou totalmente contrário. Apesar de gostar de ver gol, prefiro o futebol disputado. Explico:

Nos últimos anos, presenciamos Paulista e Santo André nas finais da Copa do Brasil, onde bateram, respectivamente, Fluminense e Flamengo. Disputaram, inclusive, Libertadores.Campeonatos da Série A e B são sempre marcados por boas performances dos paulistas.

No Rio de Janeiro, a situação é oposta. Na Copa do Brasil, NUNCA vi um pequeno fazendo bonito. Libertadores... não preciso nem falar. Infelizmente, até mesmo em Campeonato Brasileiro da Série B o desempenho é pífio.

Vejo um futebol divertido no Rio e sério em São Paulo. E esta diferença acaba ficando cada vez mais exposta quando times dos dois estados se enfrentam. Essa diversão, aliás, acaba impedindo o crescimento de times menores cariocas. A fragilidade dos pequenos permite goleadas, inclusive, entre eles.

Vamos ver os campeões dos últimos Campeonatos Brasileiros da Série A:

1997 - Vasco
1998 - Corinthians
1999 - Corinthians
2000 - Vasco (Copa João Havelange)
2001 - Atlético-PR
2002 - Santos
2003 - Cruzeiro
2004 - Santos
2005 - Corinthians
2006 - São Paulo
2007- São Paulo

Nos últimos 11 campeonatos disputados, apenas dois foram conquistados por times cariocas, sendo que um foi a famosa e conturbada Copa João Havelange. Os paulistas, por sua vez, têm sete títulos. Há, também, um crescimento de pequenos de todos os outros cantos do Brasil. Exemplo disso é o menor número de paulistas no Brasileirão dos últimos dois anos: quatro. Até então, São Paulo era representado por seis e até sete times na divisão de elite do futebol nacional. A queda dos paulistas, no entanto, não significa a subida dos cariocas.

Um comentário:

FILIPE disse...

Concordo com tudo, e ainda acrescento:

Nas 3 divisões do Brasileirão, temos APENAS 5 clubes cariocas, enquanto paulistas somam mais de 15 . . .

É inegavel a supremacia do futebol paulista. Alias, quando foi a ultima boa campanha de um clube carioca na Libertadores ? Não falo nem de um titulo, porque ai teriamso de voltar mais ainda no tempo.

E pior é que esse mediocre "Campeonato Carioca" só os prejudica, afinal, os clubes chegarão mal preparados para o Brasileirão, e mais uma vez (salvo ano passado) farão campanhas pifias