quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Balanço da Rodada

Por Danilo Lavieri Ribeiro

Agora só faltam nove rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2007. O São Paulo segue como líder isolado apesar da derroa. Cruzeiro parece garantido na Libertadores. Já Santos, Grêmio e Palmeiras brigam pela outra. No outro lado da tabela, América de Natal e Juventude devem ser os rebaixados. Restam duas vagas, que serão disputadas, arduamente, por Corinthians, Paraná e Atlético Paranaense.


Palmeiras 2 x 1 Náutico
O Verdão ganhou, mas não convenceu. Com um futebol fraco, bateu o apático Náutico, que não apareceu como devia. Acosta, maior estrela pernambucana, tentou com chutes de longe. O Timbu ainda foi prejudicado pela arbitragem que anulou um gol legal. No final, o que ficou foram os três pontos para o Alviverde, que segue firme na briga pelo G-4.
Melhor em campo: Caio. Não teve lá grande atuação, mas fez os gols que decidiram a partida.

Sport 4 x 0 Goiás
Depois de golear o Botafogo por 3 a 0, o time de Márcio Araújo não resistiu a pressão da Ilha do Retiro e tomou quatro gols. É bem verdade que o último foi irregular, surgindo de uma pênalti que na verdade foi fora da área. Apesar disso, méritos para Geninho, que desde que chegou, colocou os pernambucanos no eixo.
Melhor em campo: Carlinhos Bala foi rápido e incomodou a defesa esmeraldina.

Grêmio 2 x 2 Atlético Mineiro
O Grêmio tinha tudo para encostar no líder Cruzeiro, mas cedeu à pressão mineira. Com gol no final, o Galo arrancou um ponto importante que o tirou, provisoriamente, da zona de rebaixamento. Leão deve tomar muito cuidado, afinal, Corinthians, Galo e Paraná lutarão para escapar. Na minha visão, dois desses caem junto com Juventude e América de Natal.
Melhor em campo: Vinícius. Não poderia ser diferente, o zagueiro marcou os adversários e os dois gols do empate.

Vasco 0 x 1 Juventude
O Vasco vem caindo de produção de forma impressionante. Perder para o Juventude, que como já disse, é favorito ao rebaixamento, dentro de casa, definitivamente não estava no script. Para um time que pretende lutar pela Libertadores, tropeços como esses não podem voltar a acontecer. Quanto ao Juventude, acredito que tenha sido um dos últimos suspiros no campeonato. Destaque para o belo gol de Fábio Baiano.
Melhor em campo: Michel Alves. O goleiro Alviverde fez a diferença e garantiu os três pontos.

Altético Paranense 2 x 0 Botafogo
Assim como o Vasco, o Botafogo não pára de cair. Depois do caso Dodô nunca mais foi o mesmo. Mário Sérgio ainda não se acertou e perdeu a segunda consecutiva. Já o Furacão não saída gangorra. A cada rodada muda de zona. Às vezes na Sul-Americana, às vezes para cair. A última vitória deixa os paranaenses na melhor zona.
Melhor em campo: Netinho. Em um jogo feio, o meia conseguiu se destacar e armar boas jogadas.

Fluminense 1 x 1 Corinthians
É impressionante como o Timão é fraco. Sem muita armação, marcação e finalização, o time é vulnerável e só se salvou por BELÍSSIMAS defesas de Felipe. O goleiro aliás vem sendo o principal nome do time. O Fluminense encara o Brasileirão como teste e, caso não melhore seu time, não poderá traçar metas altas na Libertadores de 2008.
Melhor em campo: Felipe. Grandes defesas garantiram o empate.


Cruzeiro 0 x 1 Santos
Um jogo morno, chato de se ver. Sem muitas chances, nenhum dos times merecia ganhar. Dorival Júnior põe a culpa da derrota no árbitro, que segundo ele, não acabou o jogo na hora certa. Aos 49, Adaílton nem precisou subir para desviar o cruzamento de Tabata. O time de Luxemburgo segue firme, assim como Grêmio e Palmeiras, na briga pela Libertadores. Já o Cruzeiro parece não querer o título. Tropeços em Figueirense, Juventude, Flamengo não são aceitáveis para um time que visa a 1ª colocação.
Melhor em campo: Adaílton. Só pelo gol feito, por que, na verdade, ninguém se destacou.
Flamen
Flamengo 1 x 0 São Paulo
Uma derrota que não preocupa muito o Tricolor. Com 12 pontos de vantagem, é beneficiado pelos freqüentes tropeços mineiros. São três pontos importantes para o time carioca que parece, definitivamente, se afastar da zona do perigo.
Melhor em campo: TORCIDA DO FLAMENGO. Em um jogo horrível, o que valeu foi o show da maior torcida do Brasil.


Figueirense 0 x 0 Internacional
Um empate, que resumindo, foi ÓTIMO para o Corinthians e péssimo para as duas equipes. Lutando para fugir da zona de rebaixamento e entra na da Sul-Americana, as equipes precisam melhorar seus rendimentos. Destaque negativo para o atual campeão do mundo, que está perto da zona de rebaixamento.
Melhor em campo: Eu tenho mesmo que fazer isso?

América 3 x 2 Paraná
Outro resultado que não altera em nada. Acaba deixando o Corinthians em melhor situação, afinal, o Paraná é rival direto na briga para conseguir o acesso a tão desejada Série B. A partir de agora, o já rebaixado América só servirá de pedra no sapato de seus próximos adversários, que entrarão com a responsabilidade da vitória.
Melhor em campo: Souza. O experiente meia fez a diferença armando e chutando o jogo para os nordestinos.

Nenhum comentário: