Um jornalista que iniciou sua carreira muito cedo. Esse é João Palomino. Entrou na área aos 15 anos e aos 17 ingressou na Faculdade PUCAMP. Passou por diversas empresas, entre elas o Diário do Povo, a TV Manchete, Cultura, SBT e a Radio Princesa D´Oeste. Atualmente, trabalha na ESPN. Foi convidado para trabalhar na emissora por José Trajano com o surgimento da ESPN Brasil. Em sua carreira, cobriu olimpíadas, Copas do Mundo, mundiais, Pans, Liga dos Campeões, entrou outras.
Jornalismo FC - João Palomino, o que você acha sobre o Brasil sediar a Copa do Mundo? Você acredita que temos estrutura para isso?
João Palomino - Não. O Brasil precisa ser construído como nação. Precisa ter tudo o que a FIFA exige que um país tenha, mas não para sediar uma Copa, mas para atender as necessidades do seu povo. De novo, vai sobrar para o governo bancar a conta, já que a iniciativa privada não vai querer associar investimentos às pessoas envolvidas na organização.
JFC - Para você, qual seria a seleção brasileira ideal? E o técnico? Seria Dunga mesmo?
JP - Todos nós temos nossa seleção ideal. Isso é fácil, mas não é uma verdade absoluta. Meu time teria: Rogério Ceni, Daniel Alves, Juan, Miranda e Kleber; Denilson, Zé Roberto, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Robinho e Pato.
JFC - Qual o melhor jogador do mundo? E qual o melhor jogador atuando em nosso campeonato?
JP - O melhor do mundo, disparado, é o Kaká. No brasileiro, Thiago Neves, do Fluminense.
JFC - Qual é a sua seleção deste ano do Brasileirão?
JP - Rogério Ceni, Wagner Diniz, Miranda, Breno e Kleber; Hernanes, Richarlyson, Charles e Thiago Neves; Acosta e Josiel
JFC - Quem você acha que cai na primeira divisão? E quem sobe?
JP - Os que caem: América de Natal, Juventude, Paraná e Figueirense. Os que sobem: Coritiba, Criciuma, Portuguesa e Vitória.
JFC - O que você acha da atual arbitragem brasileira?
JP - Há uma crise da arbitragem, sem dúvida, e uma saída seria a profissionalização com fiscalização constante dos árbtiros. Não se admite mais um jogador em campo recebendo 80, 90 mil por mês, e um bancário apitando.
JFC - Quem é o maior responsável pelo sucesso de um clube? Administração, técnico ou jogadores?
JP - Um não funciona sem o outro. Esta é uma base de apoio.
JFC - A Liga dos Campeões começa esta semana, quem é o favorito na sua opinião?
JP - De novo o Milan.
JFC - Após um Pan de alegrias, quais suas expectativas quanto as Olimpíadas?
JP - O tamanho do Brasil é Panamericano. E, como tal, tem mesmo de comemorar as conquistas panamericanas. Em olimpíada, o Brasil é a Aruba do Pan.
JFC - O mundo do esporte nestes últimos meses tem vivido grandes escândalos. O que você acha disso?
JP - Melhor assim, com a divulgação e apuração de todos os fatos. Já passou o tempo em que as coisas aconteciam e ficavam escondidas, sem que a justiça pudesse agir.
JFC - Daqui a 10 anos como você acha que estará o jornalismo?
JP - Não sou otimista com o jornalismo esportivo que se apresenta. O jornalismo que conheço, aquele que sei como deve ser tratado, vai sobreviver por ações casuais, pontuais. O de entretenimento, espero que dê um tempo para nossos pobres ouvidos.
JFC - Tem alguma história interessante de bastidores, vestiários, ou outra envolvendo o esporte para nos contar?
Claro, algumas impublicáveis, outras só mesmo para quem conhece os personagens. Mas tem uma que sempre me lembro, no Pan, narrando, chamei um repórter para entrar por telefone ao vivo com uma informação de medalha para o Brasil e ele:"Alô, quem fala?". E eu-" É João Palomino e você está no ar".
A equipe do Jornalismo FC gostaria de agradecer a colaboração de mais um jornalista já consagrado na carreira.
Fotos:
http://espnbrasil.uol.com.br/img/talentos/upload/joaopalomino.jpg
http://www.fluminense.com.br/fotos/thiago_neves.jpg
http://www.smarcos.br/mailling/clipping/imagens/Palomino.jpg
http://www.arsenal.com/Images/d/denilson_0607pompey2.jpg
http://www.football-wallpapers.com/wallpapers2/champions_league_2007_1_1280x1024.jpg