domingo, 16 de setembro de 2007

Entrevista com Mauro Cezar

Por Equipe Jornalismo FC

O Jornalismo FC foi buscar opiniões de jornalistas, do ramo esportivo, sobre as polêmicas que envolvem nosso mundo do esporte.

O primeiro entrevistado foi Mauro Cezar Pereira, jornalista há 24 anos. Formado pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA), Mauro,44, já passou por várias áreas do jornalismo e atualmente trabalha na ESPN. Há três anos na empresa, é hoje comentarista da emissora e também acumula o cargo de chefe de reportagem.

A entrevista segue abaixo:

Jornalismo FC - Mauro, o que você acha sobre o Brasil sediar a Copa do Mundo? Você acredita que temos estrutura para isso?

Mauro Cezar – Acho que será mais um canal para que os de sempre movimentem enormes quantias de dinheiro público em uma aventura como a do Pan. Pagaremos a conta, como sempre. O Brasil não tem condições de sediar uma Copa no padrão Ásia/Europa. E é um absurdo que o presidente da CBF se transforme, na prática, no ‘dono’ da Copa do Mundo de 2014, com uma agenda de encontros políticos nos quais prefeitos, governadores e afins se revezam num lamentável ritual de beija mão. Triste.

JFC - Você acredita que o Ronaldo jogará a Copa de 2010? E o Rogério Ceni?

MC – Não acredito que Ronaldo vá se manter em forma e jogando em seqüência até lá. Faz tempo que não disputa mais do que meia dúzia de partidas sem sofrer lesões. Mas é possível, embora pouco provável. Rogério Ceni não conta com a simpatia do atual técnico, acho que mereceria uma chance no passado, hoje nem tanto, mas não o vejo como um atleta que não possa ficar fora da seleção, até porque embora viva boa fase, ela se registra aqui, no futebol de terceira jogado no país, enquanto outros estão sempre diante dos mais caros e talentosos jogadores do mundo, brasileiros entre eles.

JFC - E o Dunga você acha que ele chega até 2010?

MC – Dependerá da performance do Brasil nas pífias eliminatórias Sul-Americanas, uma moleza para brasileiros e argentinos, mas se conseguir a proeza de se complicar em meio a jogos com Bolívia, Chile, Venezuela e Peru, poderá, claro, cair antes disso. Não é um profissional preparado para o cargo.

JFC - O que acha de convocações de atletas não muito conhecidos como Afonso Alves? Acredita que vale a tentativa?

MC – A tentativa vale, mas a insistência com jogadores medíocres, no sentido exato da palavra, como Vagner Love ultrapassa as raias do ridículo

JFC - Sobre a crise no Corinthians, você acha que o título da equipe deve ser cassado?

MC – Não, mas creio que a partir desse escândalo deva se estabelecer uma nova ordem, regras que não permitam a entrada de personagens como os tais elementos da MSI no futebol.

JFC - Você acredita que o São Paulo vai ser campeão brasileiro ou existe outro clube que possa buscar ainda? O time do Morumbi tem realmente um time tão superior em relação ao restante?

MC – Deverá ser campeão, mas ainda não está com o título assegurado. O time tecnicamente é mediano, mas forte na defesa e consegue, assim, superar adversários, muito em função da mediocridade dos mesmos. O São Paulo tem virtudes sim, mas é também um time que se fecha em verdadeiras retrancas quando no campo inimigo (caso dos jogos com Grêmio, Botafogo, Palmeiras e Vasco, em momentos específicos e muitas vezes longos períodos). Também abusa das faltas duras. É um estilo de jogo aceitável, mas se um time argentino aparecer aqui jogando assim e eliminando brasileiros da Libertadores, por exemplo, muito que estão encantados com esse São Paulo seriam capazes de criticar duramente essa equipe.

JFC - Na sua opinião, alguma equipe grande corre risco de rebaixamento?

MC – Sim, Corinthians e Atlético Mineiro, o Atlético Paranaense também, mas esse é um time que tenta e não se firma como ‘grande’, infelizmente.

JFC - Você julga a saída prematura de craques como Willian, Pato, Ilsinho, entre outros, uma boa para a carreira deles?


MC – Nem sempre, mas é muito dinheiro. Se não o garantirem agora jamais saberão se terão nova chance de faturar tanto. É inevitável.


JFC - Quem é o melhor jogador do mundo no momento?

MC - KAKÁ.


JFC - Em relação a Formula 1, quem você acha que deveria ser punido?

MC - A Ferrari já contou com a boa vontade da FIA em outras situações. Assim, deixemos como está, esperar que um esporte que envolve tanto dinheiro, poder e interesses como a F1 seja 100% transparente e honesto seria infantil, ingênuo.

Para finalizar, nós agradecemos a participação e a colaboração do consagrado Mauro Cezar. E os leitores deste blog aguardem, pois nos próximos dias teremos opiniões de outros especialistas.

11 comentários:

Rafael Zito disse...

Gostaria de dar os PARABÉNS para a equipe do Jornalismo FC pela bela entrevista feita com o jornalismo Mauro Cesar Pereira.

Um trabalho de alta qualidade!

Em nome da Equipe Jornalismo Esportivo eu parabenizo a vc Leandro e aos outros da equipe!

Anônimo disse...

Legal ter entrevista no blog. Profissional de credibilidade, opinioes polemicas, assuntos importantes.

Parabéns meninos. Iniciativa e criatividade levam simples projetos a novos futuros.

Beijos

Danilo Lavieri Ribeiro disse...

Dalhe muleque... que grande entrevista.. parabens ae pra você ela iniciativa.. grande grande
JORNALISMO FC... crescendo cada vez mais =)

vamo que vamo!

Anônimo disse...

O Mauro Cézar já é um veterano no jornalismo esportivo. Sempre muito receptivo aderiu a bela iniciativa de vocês. Agora quanto a suas respostas, eu apoio algumas, e outras critico. Queria que ele me falasse em que ano que a Ferrari foi favorecida pela FIA? Colocar a pontuação do segundo colocado de 6 a 8, não permitir trocar pneus no ano passado, e troca de motores em cada 2 grandes prêmios, foi a alternativa da FIA em querer parar a "máquina" Schummacher. Discordo, e ambos pilotos deveriam perder todos os pontos, assim como a Mclaren deveria ficar pelo menos uns 2 anos fora do circuito. Quanto ao São Paulo, concordo com o Mauro em grau, gênero e número. O time é de qualidade mediana para baixo, mas pela ruindade do resto está em primeiro. Pois um time que tem a "piada" Souza com a 10, Richarylson q se coloca no corinthians é banco do juniores, Aloísio que só sabe trombar, não pode ser um bom time. É claro jogadores como Ceni, Breno e Hernanes são acima da média e fazem desse time o já campeão.
E para finalizar, o nosso querido Mauro não conseguiu deixar de lado o seu fanatismo pelo corinthians. Quer dizer que se por exemplo, o Leandro, que é um dos fundadores do Jornalismo FC, rouba um banco, e só é descoberto agora ele não deve ser preso? Só porque o título de 2005, foi a dois anos, nada pode se fazer?
Grande abraço

Paula Ramos disse...

Mto boa a entrevista...

eh isso ai galeraa..vamo q vamo!

Anônimo disse...

Mandaram bem em conseguir essa entrevista e parece que ele foi bem sincero nas opiniões.

Unknown disse...

A iniciativa de correr atrás da entrevista foi muito boa!
Um veterano do jornalismo esportivo dá ainda mais credibilidade ao blog acadêmico que vocês estão produzindo.
Parabéns! Tem muito conteúdo bom para ser lido nesta página.
Beijos para todos...

Anônimo disse...

Parabéns a todos que fazem parte da equipe do Jornalismo FC. Sabemos o quanto é difícil ingressar nesta profissão de jornalista, o quanto tem que se "ralar" para conseguir uma boa entrevista... e vcs estão provando o quanto são bons...continuem assim que vcs vão longe rapaziada
Muito boa a entrevista.
Parabéns mais uma vez a toda a equipe.
Abraços...

Vinícius A. Souto disse...

boa! ficaram boas as perguntas e respostas!

Anônimo disse...

Mto boa a iniciativa e a entrevista em si. é sempre ótimo chamar profissionais com credibilidade para cosias desse gênero. parabéns

Anônimo disse...

aeeee Galeraa

Parabenss pela entrevista fico muito boaaa

espero que o sucesso do blog continue em ascedência

e a propósito atualiza a tabela ai Leandro

abraçooo