Por: Leandro Carneiro
Imbecilidade, vandalismo, ignorância, todos esses e muitos outros adjetivos podem fazer referência ao acontecido na Itália neste domingo. Tudo começou quando logo pela manhã o torcedor da Lazio Gabriel Sandri foi assassinado, após discussão com um policial rodoviário, na estrada que liga Roma a Milão. Sandri de 28 anos estava indo para a partida entre Lazio e Internazionale na cidade de Milão.
O tiro que matou o torcedor romano veio do policial, que assumiu o disparo. Após o ocorrido o jogo entre as duas equipes foi adiado. O restante da rodada foi adiado por 10 minutos. Após a espera, Em Bergamo, Milan e Atalanta entraram em campo para se enfrentar.
Porém antes da partida as torcidas de ambas as equipes tinham se confrontado com a polícia protestando devido a morte de Sandri. O jogo aconteceu até os sete minutos da primeira etapa, quando torcedores da Atalanta começaram a quebrar o acrílico de proteção para paralisar a partida. Com o jogo paralisado, os jogadores do time da casa tentaram conversar com os torcedores, porém de nada adiantou.
Ao deixarem o campo, os atletas e os juízes saíram de campo com protesto da torcida que gritava “buffone”, palhaços em italiano. Após alguns minutos, a partida foi definitivamente suspensa. Alguns torcedores chegaram a chorar, principalmente as crianças. Imagens como meninos chorando rasgando o pôster comemorativo da partida resumem os sentimentos de todos em relação aos vândalos. O jogo entre Roma e Cagliri também foi suspenso
A diretoria da Atalanta já pronunciou que buscará imagens dos torcedores participantes do vandalismo e os identificados serão banidos do estádio da equipe pelo resto de suas vidas.
O protesto foi justificado por um modo de paralisar a rodada inteira devido ao incidente. Torcedores do Milan tinham uma faixa com dizeres "Racismo pára o campeonato, mas morte de um torcedor não tem significado"(Foto à direita). Em Milão, os protestos contra a rodada também ocorreram.
Os integrantes do blog lamentam o acontecido e se solidarizam com as dores da família de Sandri.
Fotos:
Gazzetta Dello Sport
Gazeta Esportiva
domingo, 11 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nem só no Brasil futebol é motivo de briga. Mas muito mal explicado a morte desse torcedor hein.
Realmente acontecimentos desnecessarios para o esporte
"Raciti" como ta escrito na faixa não significa racismo mas sim o sobrenome de um policial que foi morto por torcedores e esse fato levou à paralisação do campeonato.
Racismo em italiano se escreve razzismo
Postar um comentário