quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Garoto da canhota de diamante nos deixa e comove mundo



O Mundo do Futebol está triste. Hoje, a alegria que sempre contagiou os gramados do mundo foi oprimida pela tristeza da perda de Antonio Puerta. O atleta de 23 anos morreu após ter uma parada cardíaca no domingo enquanto enfrentava o Getafe. Ele ainda foi reanimado em campo, mas voltou a passar mal e ir para o hospital, nesta terça-feira não resistiu e morreu. Puerta, ao contrário de seu pai que jogou pelo Bétis, defendeu sempre a outra equipe da cidade, o Sevilla. Se destacou na categoria de base dos rojiblancos e estreou na equipe titular do Sevilla em 21 de abril de 2004.


Em abril de 2006, Puerta(foto à direita) fez o gol mais importante de sua carreira, o da prorrogração da semi-final da Copa da Uefa entre Sevilla e Schalke, seu gol deu a classificação para o time espanhol que mais tarde se tornaria campeão. Foi de Puerta o último gol no bicampeonato da Copa da Uefa nos pênaltis contra o Espanyol. Por seu país, jogou apenas em uma oportunidade.


O jogador comoveu adversários, amigos, companheiros de profissão, clubes e países. No jogo de hoje entre Barcelona x Internazionale de Milão, os jogadores do clube catalão entraram todos com a camisa do Sevilla com o número e nome de Antonio Puerta nas costas. Durante a partida, o rosto de Ronaldinho explicitava os sentimentos de todos, Ronaldinho fez o gol de pênalti e mal comemorou, assim também aconteceu com o mexicano Giovani dos Santos.

O Presidente do Sevilla. José Maria Del Nido, se pronunciou sobre a perda do atleta. "Estamos tentando superar a perda desta canhota de diamantes que fez mudar a história contemporânea do Sevilla", disse o dirigente máximo do clube. "A verdade é que não conseguimos assimilar a grave perda que tivemos, por sua juventude, por seu poderio físico, por sua capacidade futebolística, por seu 'sevillismo' e por seu profissionalismo". Ao encerrar sua declaração Del Nido elogiou a atitudes da UEFA, AEK e Federação Espanhola que aceitou o adiamento das partidas.



O brasileiro Adriano (foto à esquerda), lateral-esquerdo do Sevilla, também falou sobre Puerta. “Era um amigo muito querido. Estávamos sempre brincando e, após os treinamentos, um ensinava ao outro novos truques para fazer com a bola. Ano passado, quando comecei a usar a camisa 6, sugeri a ele que utilizasse a 16, adotada por mim desde a minha chegada ao Sevilla. Estamos tentando nos recuperar para homenageá-lo com vitórias”.



O Real Madrid demonstrando respeito ao clube adversário cancelou seu amistoso desta quarta-feira contra o Sporting. Através de um comunicado em seu site oficial, a assessoria do clube apoiou o Sevilla. “O Real Madrid se solidariza com a dor da família de Antonio Puerta e deseja mandar um forte abraço a todos os dirigentes e torcedores do Sevilla após esta notícia que surpreendeu o mundo do esporte em geral e o do futebol em particular”.


Julio Baptista também lembrou de Puerta, seu ex colega de clube. “Era um garoto alegre, uma pessoa muito boa. Atuei com ele quase um ano, todos gostavam muito dele. Era um grande jogador”. Outro atleta a apoiar o clube foi Puyol (foto à esquerda). “Saibam que o Barcelona está a sua disposição para o que precisarem”. E completou. “Hoje é um dia muito triste para o futebol mundial”.



Entre manifestações de outros clubes aparecem algumas em seus sites oficiais. O Valencia expressa "seu mais sentido pesar" e jogará de luto nesta quarta-feira. O Milan "chora o desaparecimento de Antonio Puerta". A Internazionale se diz "próxima à família de Puerta e ao Sevilla, neste momento de profunda dor e drama humano". A Roma "participa da dor da família, dos amigos e do clube". A UEFA e liga de clubes espanhóis também se dirigiram aos familiares e companheiros com seus pêsames.

Outro atleta a falecer no dia de hoje foi o zambiano Chaswe Nsofwa. O atleta, que jogava no clube israelense Hapoel Beersheba, desmaiou enquanto treinava e alguns minutos depois já estava morto. As causas da morte não foram reveladas.

Como não poderia deixar de ser, os integrantes do blog, da mesma forma que o mundo, estão de luto.


Fotos:

http://www.talcualdigital.com/Avances/Image/puerta.jpg

http://www.goal.com/resultsimg/705.jpg

http://personal.auna.com/5520777/fotos_0607/ADRIANO.jpghttp://www.sevillafc.es/_www/

http://www.lancenet.com.br/default-rj.stm

3 comentários:

Rafael Zito disse...

Parabéns pelo texto Leandro!

O mundo está em luto. Linda a homenagem dos demais clubes, a solidariedade para com a familia e o clube. Emocionante ver torcedores do Betis (maior rival) esquencendo a rivalidade em pró da vida humana.

São atitudes como estas q fazem com que a gente nao desista do mundo e continue a acreditar nas pessoas.

Ponto a destacar eh a cena do jogador saindo de campo caminhando... Total irresponsabilidade do DM do clube. A causa morte tem de ser investigada, pq nao eh o primeiro caso.

Um abraço a vc Leandro e a seus companheiros de Blog.

Anônimo disse...

Jornalismo informativo e opinativo! Yeah!

Sentimentos a familia do jogador, que tao novo, ja marcou sua presença em uma acirrada competição de "galáticos".

Nao só em outros paises, mas tambem no Brasil tivemos um jogador do Sao Caetano que infelizmente deixou-nos em meio a uma partida.

Cancelamento de jogo, manifestação de outros dirigentes e tecnicos... exemplo de união. quisera que não só nos esportes fossemos assim.

Clareza, opinião e informação. Parabéns. E o blog atualizado quase diariamente esta cada dia mais legal.

Unknown disse...

o texto está muito bem escrito viu bibi, mas a notícia é bastante triste ! Aquele episódio que aconteceu aqui no Brasil, do jogador que morreu em campo transmite a mesma sensação de tristeza e respeito pelos demais jogadores.. achei muito legal o real madrid cancelar o amistoso.. não tinha clima né !
mas o "canhota de diamantes" tinha algum problema declarado ou seu histórico ja trazia complicações? Tá rolando alguma polêmica ? Porque aqui quando ocorreu teve mó bafafá né.. !
bejoooos querido =*