quarta-feira, 14 de maio de 2008

Portuguesa, a brasileira Lusa

Por Mariana Viegas

Depois de cinco anos amargando a Série B, a Portuguesa está de volta à elite do futebol brasileiro. O 3º lugar na classificação final do ‘Brasileirinho’ de 2007 garantiu o retorno. A Lusa quer provar que está no seu devido lugar, mas tem um elenco limitado, e deve lutar para não cair novamente.

A grande aposta é Diogo, 20 anos, prata-da-casa. Ele foi importante na temporada passada, na qual a Lusa também reconquistou o acesso ao Paulistão, sendo a campeã da Série A2. Pode ser uma das revelações do Campeonato. O atacante é veloz e habilidoso, faz gols e dá assistências. Logo no início do ano, Diogo sofreu uma fissura no pé direito, mas já está jogando. Dentre os experientes estão Patrício e Christian. Um para ajudar na marcação, e o outro para atormentar os zagueiros adversários. Vágner Benazzi é o técnico desde 2006. Tem conseguido bons resultados e é bem visto pela torcida e crítica esportiva.

No Campeonato Paulista, a Lusa ficou na 10º colocação. O time teve uma campanha razoável, considerando alguns problemas, como jogadores lesionados e a interdição do Canindé. Nesse ano, a Portuguesa também participou da Copa do Brasil, mas foi eliminada pelo Botafogo nas quartas-de-final.

A estréia no Brasileirão foi em casa contra o Figueirense, no último domingo. Em uma fria noite paulistana, poucos torcedores acompanharam o emocionante empate em 5 a 5, que entra para a história da competição.

Nenhum comentário: