terça-feira, 6 de maio de 2008

Resultados dos Estaduais 2008

Por Mariana Viegas

No último domingo foram conhecidos os campeões estaduais pelo Brasil.

Em São Paulo, o Palmeiras foi absoluto. Após abrir boa vantagem em Campinas, ganhando de 1 a 0 da Ponte Preta, o jogo do Palestra Itália foi só festa. 5 a 0 diante de sua torcida, que comemorou muito o título, depois de 12 anos de jejum nesta competição. Alex Mineiro foi o artilheiro com 15 gols, três deles na final. Valdívia, o craque do campeonato. Henrique, Pierre e Léo Lima, os melhores de suas posições. O técnico Vanderlei Luxemburgo também foi premiado pela Federação Paulista de Futebol.

O Flamengo chegou ao bi estadual. Conquistou o 30º carioca e se igualou ao Fluminense. Lúcio Flávio marcou para o Botafogo, Obina, ‘o iluminado’, fez dois, Diego Tardelli deixou o seu, e o placar estava definido. Foi de Obina também o único gol no primeiro jogo das finais.

Em Minas, o jogo teve placar magro. 1 a 0 pro Cruzeiro, gol de Marcelo Moreno, e foi suficiente pra garantir o 22º Estadual para os celestes. Também, depois dos sonoros 5 a 0 da última semana, a taça já tinha endereço certo.

Mais sonoro ainda foi o placar da final gaúcha. Depois de largar atrás na disputa, já que o Juventude ganhou por 1 a 0 no Alfredo Jaconi, o Inter precisava vencer por 2 ou mais gols de diferença. Fez 8 a 1, com Fernandão em tarde inspirada, e enlouqueceu o lotado Beira-Rio.

O Campeonato Paranaense ficou para o Coritiba. Mesmo perdendo por 2 a 1 na Arena da Baixada, os 2 a 0 no Couto Pereira lhe garantiram o 33º título da competição.

O Figueirense garantiu o Campeonato Catarinense de 2008 no sufoco. Jogando pelo empate (já que havia ganho por 1 a 0 na primeira partida), perdeu de 3 a 1 para o Criciúma. Na prorrogação, Bruno Santos garantiu o título aos alvinegros.

Na Bahia, o Vitória levantou o 24º título baiano de sua história. Venceu o Itabuna por 5 a 1, e contou com derrota do Vitória da Conquista por 0 a 5 para o Bahia.

E as coisas continuam ruins para o Goiás. No meio da semana foi eliminado da Copa do Brasil pelo Corinthians, perdendo por 4 a 0, depois de ter feito a 3 a 1 no Serra Dourada. No Estadual, perdeu o primeiro jogo para o Itumbiara por 1 a 0. Precisando da vitória, em casa, tomou de 3 a 0, garantindo assim o título inédito para o time do interior. O técnico Caio Júnior assumirá a vaga de Joel Santana no Flamengo. Joel substituirá Parreira no comando da Seleção Sul Africana.

Outros campeões:
- Campeonato Cearense: Fortaleza venceu o Icasa por 4 a 2 e garantiu o bi.
- Campeonato Amazonense: O Holanda conquistou seu primeiro título estadual ao vencer o Fast por 1 a 0.
- Campeonato Alagoano: O CSA empatou com o ASA em 2 a 2 e faturou o 37º Estadual.
- Campeonato Mato-Grossense: O Mixto levantou o troféu, vencendo o União por 1 a 0.
- Campeonato Pernambucano: Em disputa por pontos corridos, o título ficou com o Sport.

No próximo fim de semana começam os Campeonatos Brasileiros das Séries A e B, e aí as soberanias regionais poderão ou não se confirmar. Ao menos, uma conquista já foi garantida.

Um comentário:

Anônimo disse...

E a teoria foi mesmo concretizada: venceram os mais organizados e os mais bem preparados (exceção do Goiás).
Iniciará o Brasileirão e veremos se os campeões também serão fortes para aguentar a longa jornada que os aguardam.

E que vença o melhor. ;)