Vocês sabem quantos jogadores brasileiros estão jogando a primeira divisão portuguêsa? Muito mais do que imaginam. O número de brasileiros disputando a bwin Liga é de 129 jogadores. Quem conhece o Solimar(foto à direita)? Ele começou no Grêmio Inhumense e está no Naval desde 2002. Outro tupiniquim por lá é o Thiago Freitas, esse começou no CRB. O meia Juliano Spadacio, a torcida inteira do Corinthians conhece. Começou por lá em 2003 e agora está no Nacional. Felipe Aliste também está no Nacional e veio do Guarani. O Kaká também está disputando a primeira divisão, mas esse não é o Ricardo do São Paulo e sim o Claudiano do São Caetano e atualmente no Acadêmica. Parceiro do Kaká é o Joeano do Fortaleza. Lembrem que ele está lá desde 2000.
São diversos brasileiros indo embora e parece normal. Isso não pode continuar, mas os clubes brasileiros não tentam fazer nada mudar. Nem o mais fanático brasileiro por futebol de Portugal conhece todos esses jogadores e por mais que tenhamos o melhor futebol mundial isso é lamentável. A mais nova transferência foi o Celsinho(foto à esquerda) para o Sporting. Aquele da Portuguesa que lembra o Ronaldinho Gaúcho na aparência.
Alias nesse ano foram 55 jogadores brasileiros para Portugal. Isso sem contar os outros países do leste europeu. O triste é que todos falam das jóias raras que vão saindo, mas se esquecem dos Joeanos, dos Claudianos, dos Joãos, dos Josés, dos Ricardos. Atitudes têm que ser tomadas no nosso futebol, pois nosso país tem que ter condição de segurar todos e atrair os demais.
Uma ou outra estrela sair tudo bem, mas é inaceitável a tamanha imigração. Daqui a pouco teremos mais brasileiros que portuguêses lá. E não é exagero. O Naval tem 52% de jogadores brasileiros. O Nacional tem 13 brasileiros e 10 portuguêses, entre outros clubes.
Planejamentos terão que ser feitos, organização terá que existir e se não tratarmos isso nunca como um problema os nossos atletas cada vez mais estarão perdidos pelo mundo. Jogar fora não pode ser solução para os problemas vividos por atletas e clubes brasileiros e sim uma opção para aventureiros.
Fotos:
http://dn.sapo.pt/2007/08/15/046384.jpg
Um comentário:
Varias partes a serem destacadas.
O tom historico do título. O ar de indignação do autor (=p). As jóias raras esquecidas. Os dados de transferencia de times...
enfim, voce sabe o quanto admiro o seu jeito de escrever e de colocar a sua opinião, mesmo quando nao concordo com ela =p
beijooo
Postar um comentário