quarta-feira, 11 de julho de 2007

Pan Pan Pan Paann

Por Danilo Lavieri Ribeiro

Um dos mais esperados eventos esportivos começa amanhã. Os Jogos Pan-Americanos já começam de um jeito diferente. Apesar de ter sua festa de abertura oficial marcada para a sexta feira (13), a seleção brasileira de futebol de campo feminina, já estréia na quinta feira (12). O mascote dos jogos será Cauê (foto). Ele foi escolhido pelo voto popular.

Como no Pan passado, o Brasil lutará pela 3ª ou 4ª colocação no quadro geral de medalhas, mas, neste ano, em especial, tem a força da torcida ao seu lado. Mais de 5000 atletas vão competir em nome de 42 países participantes disputando 41 modalidades. Os donos da casa brigam para superar a marca de 29 medalhas de ouro do último Pan, disputado em Santo Domingo. E alguns destaques já são apontados.

O Futsal, com promessa de novo drible do craque Falcão(foto da esq.), é um dos favoritos para ocupar o 1º lugar no pódio. Outro esporte das quadras, que também promete medalha, é o Vôlei, tanto no feminino, quanto no masculino. O Handebol feminino vem com maior favoritismo em relação ao masculino, que deve enfrentar pedreiras, como os Argentinos e os Cubanos. O Judô, com Flávio Canto(foto da dir.), é outra promessa. Daiane dos Santos e os irmãos Hipólito fazem a Ginástica Olímpica ter chances de medalha. A sempre boa, Natação também tem claras chances de pódio. Tênis de Mesa, Hipismo, Boxe entre outros esportes, que o Brasil tem menos destaque, ainda deixam esperança.

VOCÊ SABIA?

O nome Pan vem da mitologia grega, que tinha um Deus com esse nome. Ele significava amizade, união e fertilidade.

Em 1º de Julho de 2007, o Comitê Olímpico Internacional suspendeu o Comitê Olímpico do Panamá (COP), retirando-lhes todos os direitos e funções.Os atletas do Panamá poderão competir nos Jogos Pan-americanos, porém sob a bandeira da ODEPA ( Organização Desportiva Pan-Americana).


O Brasil é o país com maior número de representantes, 659. Enquanto as Ilhas Virgens Britânicas é o país com menor número, apenas 11.

Este não é o primeiro Pan realizado no Brasil. Em 1963, um Pan foi realizado em São Paulo. Foi a melhor colocação no quadro geral de medalhas, em segundo lugar, mas não o maior número de ouros, que aconteceu no último Pan, com 29 medalhas. O pior desempenho foi na Cidade do México, em 1955, com apenas 2 medalhas de ouro.

Fotos:

http://img412.imageshack.us/img412/3721/futsalround2119gr.jpg


http://us.i1.yimg.com/us.yimg.com/i/br/esporte/1206/judo_flavio_canto2_150.jpg

Nenhum comentário: