domingo, 29 de julho de 2007

Valeu Brasil!

Por Danilo Lavieri Ribeiro

O Pan acabou, mas vai deixar muitas lembranças, especialmente para o povo brasileiro. Com 54 medalhas de ouro, o Brasil encerrou a competição com 25 a mais do que o último Pan, em Santo Domingo. Dentre as medalhas, algumas foram só a confirmação do favoritismo, outras uma surpresa. Entre os favoritos, Jadel Gregório e Maurren Maggi confirmaram os melhores pulos das Américas e o time de Futsal mostrou ser muito superior, assim como as meninas do campo. Diego Hypólito saltou como atleta de ponta. No vôlei, Giba e companhia ganharam a última medalha que faltava e, no pódio, fizeram uma homenagem(foto)¹ para Ricardinho. Na praia, as duas duplas subiram ao lugar mais alto do pódio. No Handebol, teve dobradinha, e, no Basquete, o ouro veio só para os homens. Nas lutas, o Brasil mostrou um crescente desempenho. Foram 8 de ouro distribuídos entre Judô, Karatê, Taekwondo e Boxe. Na natação, Thiago Pereira fez bonito e foi responsável por 6 das 12 medalhas conquistadas nas águas. Falando em águas, a vela trouxe mais 3 e o Esqui Aquático e a Canoagem mais uma cada um.

Mas não são só alegrias que marcam as semanas de competição. Alguns decepcionaram em seu desempenho, outros foram impedidos por lesões de concorrer. Flávio Canto, Daiane dos Santos, Victor Rosa se machucaram e não puderam trazer os ouros que eram dados como certo. Por outro lado, Robert Scheidt, o time masculino de futebol e o femino de vôlei, não tiveram lesão, mas renderam abaixo do esperado. Hugo Hoyama (foto), que é atleta brasileiro com maior número de ouros conquistados em Jogos Pan-Americanos, nove no total, não conseguiu sua medalha individual, mas trouxe a por equipes.

Algumas dessas vitórias, marcas, índices renderam classificação para as Olimpíadas, outros só garantiram a medalha. Nesse ano, que antecede a maior competição mundial, vão acontecer competições pré-olímpicas, que garantem participação em Pequim-2008. É importante um bom desempenho, que possa levar o Brasil a sonhar mais alto, para, quem sabe, sair da chamada 'Ilha da Fantasia'. Confira medalha a medalha clicando aqui.

¹Com os dizeres de 'você faz parte da família' e 'PEQUIM 2008', jogadores avisam Ricardinho que ele jogará Olimpíada de Pequim
Fotos:

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza o Brasil fez bonito no Pan e agora vai ter q trabalhar bastante para Pequim. E como bons brasileiros q somos, vamos torcer sempre pelos nossos atletas!

ótimo texto...meus parabéns!

sucesso =)